terça-feira, 14 de junho de 2011

Experiência e Educação - Jhon Dewey

Dewey,John.Experiência e Educação.Ed.Vozes.São Paulo.2010

(Capítulos 1 a 8 )


Os objetivos de Jhon Dewey neste livro é avaliar os métodos usados em escolas tradicionais e escolas progressistas mostrando as diferenças entre ambas.

No livro Educação e experiência, o autor John Dewey faz uma crítica aos métodos tradicionais de ensino mostrando que a educação de cima para baixo limita a aprendizagem pela ausência de sua idéia de pragmatismo,em que para se obter\repassar uma conhecimento eficaz torna-se necessário a participação do educando em seu processo de desenvolvimento .O que não acontece quando se tem a idéia de que o professor é o único detentor do saber. Dewey expõe sua teoria afirmando também que é impossível não aprender se não houver a experiência.Porém experiência pode educar e deseducar .A experiência que educa é a que o educador motivado por sua renovação de verdades, envolve emocionalmente seus educandos no conteúdo.Ao ponto de viverem o que estão aprendendo, aprenderem melhor através de suas vivencias, e, assim ,motivá-los,deixando-os envolvidos, instigando-os ainda mais a buscar renovação de conhecimento. Pratica impossível quando não há um envolvimento entre educador e educando,trazendo experiências que impedem a continuidade ao conhecimento,quando os métodos mais inibem a criatividade da criança que desenvolvem o interesse.O Dr. Dewey, cita a liberdade assistida como forma de aprender aplicando o livre-arbítrio de espaço e autonomia no desenrolar da interdisciplinaridade prática, em que, através da envoltura de seus educandos com atividade proposta, o educador obtém o domínio do ambiente educativo.Sem imposições ou regras extremas de comportamento. Para tanto, torna-se necessária haver um propósito para aprender. Ter uma noção do porque é preciso observando sua realidade e onde se pretende chegar. Nos capítulos podemos perceber ainda a importância de estarmos desligados a verdades preestabelecidas. Principalmente quando se trata de desenvolver a aprendizagem cognitiva ou social de um indivíduo. Mesmo a educação tradicional sendo obsoleta em que já mesmo no rótulo dados de aluno aos “passivos de aprendizagem” em que significa sem conhecimento,não por sua vez totalmente descartável.Porém,sem experiência não há aprendizado eficaz.

O que é mais fácil: segurarmos verdades herdadas repassando a indivíduos mudos e passivos e continuarmos no comodismo de uma educação bancária de forma vertical,ou pesquisarmos a fundo formas de envolve-los no conteúdo empenhando-nos a renovar nossas idéias de ensino, elaborando conteúdos dinâmicos que leve as crianças a serem sujeitos de sua próprias história, ao ponto de perceberem que não há como seguir sem romper um pouco mais a sua curiosidade?

O que mais nos motiva a estudar sobre as idéias do autor é que ele nos lembra que é possível haver liberdade com disciplina. Que podemos desenvolver atividades com domínio do ambiente e coordenação de conteúdos do currículo, baseados na continuidade da vivencia passiva e ativa do educando que intera-se com o outro, somando e dividindo informações por meio das práticas pessoais, embora ainda estejamos num sistema arcaico de educaç