terça-feira, 13 de maio de 2014

Sólidos Geométricos Matemática para 5º ano



Plano de aula
Conteúdo:
  •  Sólidos geométricos
  • Faces,arestas e vértices
Objetivos:
  • Compreender o conceito de sólidos geométricos e as dimensões de face, aresta e vértice.

Desenvolvimento:
Problematizar com a turma o conhecimento sobre formas geométricas planas,associar os polígonos com os sólidos geométricos.
Após associar, pedir que façam bolinhas com as massinhas e reservem.
Informar que as massinhas representam as vértices e os palitos de dente as arestas. As faces serão formadas quando forem conectados.
Pedir que conectem as bolinhas com os palitos de dente assim:
Ir conetando os palitos até formar um cubo: (8 bolinhas e 12 palitos)


Pedir que os alunos registrem no caderno as observações: a quantidade  de faces, vértices e arestas e desenhando o sólido geométrico representado.
Se necessário, desenhe no quadro compassadamente para que os alunos copiem.

Pirâmide
Prisma reto
Material necessário:
  • Massa de modelar
  • Palitos de dente
  • Caderno e lápis






POLÍGONOS/ TRIÂNGULOS: OS POLÍGONOS DE TRÊS LADOS/QUADRILÁTEROS: OS POLÍGONOS DE QUATRO LADOS/FIGURAS CIRCULARES/ ÂNGULO RETO/ PERÍMETRO - Matemática para 5º ano -

PARTE ÚNICA: POLÍGONOS/ TRIÂNGULOS: OS POLÍGONOS DE TRÊS LADOS/QUADRILÁTEROS: OS POLÍGONOS DE QUATRO LADOS/FIGURAS CIRCULARES/ ÂNGULO RETO/ PERÍMETRO

Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
Em maio de 2010, com o início da demolição do antigo Estádio Mané Garricha, teve início a história da construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. À medida que a antiga arena foi sendo demolida, as fundações do novo estádio foram sendo executadas e, assim, o novo e o antigo Mané Garrincha conviveram com as obras até meados de 2011, quando as estruturas das arquibancadas cobertas do primeiro estádio foram retiradas e, o antigo Mané Garrincha deixou de existir. Desde então, milhares de operários, técnicos, engenheiros e arquitetos se dedicaram ao projeto para que o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha pudesse ser concluído a tempo para a abertura da Copa das Confederações. Antes da reforma o estádio tinha capacidade para 41.200 pessoas. Hoje, o público total no estádio pode chegar a 71.400 torcedores.
 Mas não foi só a arquibancada que cresceu, a dimensão do gramado agora, é de 105 metros nas duas  laterais atrás das traves e 68 metros nas duas laterais em seu comprimento. Os jogadores tem que correr um perímetro muito grande para armar um contra ataque.
FONTE:http://www.copa2014.df.gov.br/o-estadio-em-numeros( Adaptado pela professora)
1.Após ler o texto, responda: (1,0)
a) Qual a diferença entre a quantidade de pessoas que podiam assistir a um jogo antes da reforma do Estádio Nacional Mané Garrincha e a quantidade de pessoas que podem assistir a um jogo hoje?

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b) Observe as medidas do campo do Estádio Mané Garrincha descritas no texto, construa o desenho com essas medidas e calcule o perímetro do gramado que os jogadores precisam correr para armar um contra ataque: (1,0)
2. Como vimos em sala, cada polígono abaixo é classificado de acordo com o número de lados que possui. Observe cada um deles e escreva seus nomes corretamente: (1,0)

3.Observe os triângulos abaixo e classifique-os como Triângulo Isósceles, Triângulo Equilátero e Triângulo Escaleno.   (os tracinhos representam os lados iguais): (1,0)

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4. As imagens abaixo contêm alguns quadriláteros em sua composição. Escreva o nome de cada um deles: (1,0)









6. Observe e responda como se chama essa figura? (1,0)
  





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7. Usando uma régua descubra a medida dos lados de cada polígono e calcule os perímetros de cada um deles: 




“Acreditar que vai dar certo é a metade do sucesso!”

PONTOS EXTREMOS DO BRASIL - Exercícios

PARTE I - LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL:
Brasis
(...) Tem um Brasil que é próspero, outro não muda.
Um Brasil que investe outro que suga.
Um de sunga, outro de gravata.
Tem um que faz amor e tem o outro que mata.

(...) Tem um Brasil que soca outro que apanha.
Um Brasil que saca, outro que chuta.
Perde, ganha, sobe, desce...
Vai à luta bate bola, porém, não vai à escola.

(...) Oh pindorama, eu quero seu porto seguro,
Suas palmeiras, suas feiras, seu café...
Suas riquezas, praias, cachoeiras.
Quero ver o seu povo de cabeça em pé!
Trechos da musica interpretada por Seu Jorge
Fonte: http://brasis.seujorge.letrasdemusicas.com.br/

1. Após ler os trechos da musica “Brasis” citados, responda:
a) O que o autor da letra da musica quer dizer nos versos citados? (5,0)
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b) O que há na letra da musica que podemos relacionar com a realidade do Brasil hoje? (5,0)
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PARTE II: QUE PAÍS É ESSE? / PONTOS EXTREMOS DO BRASIL/ BRASIL, MEU BRASIL BRASILEIRO.
1.De acordo com o que estudamos em sala, sendo o Brasil o 5º maior país em extensão do mundo, escreva quais são os quatro países maiores que o nosso, seguindo a ordem: (1,0)
1º.......................................  2º................................... 3º.................................................. 4º...........................................
2.  Como se chamam os símbolos que representam as Unidades Federadas do Brasil? (1,0)
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3. Qual termo usamos para classificar a naturalidade e a nacionalidade das pessoas? (1,0)
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3. Qual é a menor Unidade Federada do Brasil? (0,5)
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4. Qual é a menor Unidade Federada do Brasil? (0,5)
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5. De acordo com o mapa político e o texto, apresentados no livro, como é a divisão do território brasileiro? (1,0)
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6. Marque um X somente nas afirmativas corretas: (1,0)
(    ) Todas as Unidades Federadas do Brasil que  possuem nomes muito grandes são chamadas de  Siglas.
(    ) Cada uma das Unidades Federadas do Brasil tem uma forma, uma extensão, um nome, uma sigla, uma bandeira e um gentílico.
(    ) Muitas Unidades Federadas do Brasil, bem como suas capitais, possuem nomes de origem Tupi.
(    ) O Distrito Federal é um estado,porém sem capital.
(    ) Algumas Unidades Federadas do Brasil tem o tamanho,ou são maiores que alguns países.

7. Obseve o mapa abaixo e siga corretamente as indicações: (1,0)
1º. Com uma régua trace a ligação dos Pontos Extremos do Brasil de Norte a Sul e de Oeste a Leste;
2º Escreva adequadamente o nome do Ponto ao Norte, do Ponto que está ao Sul, do Ponto que está a Oeste e do Ponto que está a Leste;





”A tristeza, que me toma é te ver tão mal amado
por um povo desinformado que desconhece a dimensão da sua força.”
(Beatriz Mutsva)



Ótima Prova!

Fração - Plano de Aula Matemática

Período: 4º  ano

Objetivo Geral:
 Compreender os conceitos de fração
Objetivos específicos:
 Relacionar a aplicação prática de uma fração, interpretar situações problemas relacionadas a fração e identifica-las no dia a dia.
Conteúdos:  
1.Definição de fração
1.1 Divisão do inteiro em partes iguais
1.2 Representação de uma fração
2. Operação com números fracionários
2.2 Adição de fração
Procedimentos:
Explicar o conceito de fração com o uso de barras de chocolate e problematizar as situações da divisão do inteiro em partes iguais entre os colegas.
Usar a dobradura da caixa de origami para que eles mesmos possam dividir aos poucos o inteiro em partes e entendam a comparação de frações (1/8 é maior que 1/16).
Usar a divisão da laranja cortada em X para iniciar o algoritmo
Expor o algoritmo com o gráfico de pizza no quadro.
Propor problemas para a adição de fração.
Critérios de Avaliação:

A avaliação será feita por meio de uma ficha de observação onde a professora identificará a assimilação do conteúdo depois de aplicar exercício impresso e o jogo “enigma das frações" Revista Nova Escola. 



Literatura e informática - Plano de Aula Integrado (Interdisciplinariedade)


Ano/Série: 4º ano

Componente(s) Curricular(es) envolvidos: Literatura e informática
CONTEÚDOS:
Literatura: “A Ilha Perdida” da autora  Maria José Dupré
Informática: Power Point :Comando Inserir: Imagens da internet, comando Animação e comando Design

OBJETIVOS:
GERAL: Apresentar o conteúdo de criação de slides no Power point,  Estimular a prática da leitura em sala de aula/biblioteca
ESPECÍFICOS:Diversificar o uso do computador em atividades relacionadas aos conteúdos estudados, desassociando-o a somente redes sociais e jogos, realizar leitura em voz alta, estimulando a partilha de pensamento em relação temas abordados na história.


PROCEDIMENTOS:
 ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA INCENTIVAÇÃO/MOTIVAÇÃO DA AULA
 Através da leitura e da informática os alunos elaborarão um livro em dupla com os comandos do Power Point para que ao término da história possam perceber sua evolução no trabalho de escrita digitada, na aplicação de informações recebidas sobre o programa e descobrirem o prazer de produzir um livro.
DESENVOLVIMENTO DA AULA EM SI (ATIVIDADES)
Na biblioteca, os 30 minutos de leitura do livro será feito por um aluno em cada aula. (quando se sentirem a vontade para isso).  dez minutos restantes os alunos usarão o caderno reaproveitado para desenhar o que imaginaram durante o conto do capítulo enquanto a professora problematiza o que  cada um percebeu nos acontecimentos da história até então.
Na aula de informática, os alunos são desafiados a criar uma história em slides que possam reproduzir os acontecimentos, porém, com desfechos diferentes, ou criar situações em uma história elaborada em dupla.

Ao final do livro lido, a produção nos slides será impressa como um livro e entregue uma cópia para cada um da dupla.
ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados de acordo com o desenvolvimento a cada aula na leitura em voz alta, na colaboração e cooperação da confecção do livro em slides e ao final de cada apresentação de slides produzida pelas duplas.

BIBLIOGRAFIA:
 DUPRÉ, Maria José. A Ilha Perdida. 37ª ed. Série Vaga-Lume Júnior. São Paulo: Ática, 1998.