sexta-feira, 17 de maio de 2013

O Brasil colônia, e o Brasil hoje - História do Brasil : Sugestão de texto para interpretação.


Objetivo proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de História para II ciclo:
Identificar as ascendências e descendências das pessoas que pertencem a sua localidade ,quanto à nacionalidade,etnia,língua, religião e costumes, contextualizando seus deslocamentos e confrontos culturais e étnicos, em diversos momentos históricos nacionais.

O Brasil colônia, e o Brasil hoje
    Um cientista político escreveu certo artigo afirmando que, possivelmente, os problemas atuais do Brasil são resultado das raízes coloniais do país. Segundo ele, os Estados Unidos não possui tantos problemas culturais, econômicos e sociais hoje porque foi colônia da Inglaterra, composta por reis e nobres que tomaram as terras sem a intenção de exploração, mas de povoamento, expansão e crescimento da cultura inglesa. Enquanto isso, as terras Tupiniquins recebiam navios carregados de bandidos, prostitutas, malfeitores e mendigos, trazidos como escravos para garantirem a exploração que, ora era de pau-brasil, ora de cana-de-açúcar ou café e ora de ouro, em benefício de Portugal.
     A Abolição da escravatura foi o estopim da pobreza no Brasil. Escravos africanos, índios e portugueses condenados foram lançados às ruas sem ter sequer como viverem, dando origem aos problemas que até hoje impera na sociedade brasileira. Os imigrantes italianos, holandeses e alemães vieram e formaram a classe média brasileira trabalhando nas lavouras e dando um “jeitinho” para conquistar um pedaço de chão no Sul do país.
   Assim foi se formando a população miscigenada brasileira, sem amor à terra, sem interesse de melhorar e desenvolver a nação que nunca teve certeza se realmente era sua, importando apenas que cada um se desse bem e conquistasse o que queria no novo mundo colonizado por Cabral e a corte portuguesa.
    Qualquer um pode pensar “mas isso faz muito tempo...”. Mas, por que não seria possível a sociedade de hoje ter herdado a indiferença de progresso da população colonial? Afinal, valores são passados de pais para filhos, de geração em geração. Esse turbilhão de línguas, culturas e crenças que nos fazem ser o que somos, devido a tantas misturas, talvez nos impressa de enxergar que estaríamos melhores se pensássemos no todo, no bem estar de um povo inteiro, ao invés de usar o tão falado “jeitinho” pra ter vantagem em tudo, como Pedro Alvares Cabral fez sobre os índios que já aqui habitavam.

1.Após ler o texto,escreva a que o cientista atribui os problemas atuais do Brasil?

2.De acordo com texto, porque possivelmente os Estados Unidos não possui tantos problemas quanto o Brasil?

3. Por que o texto afirma que a abolição da escravatura foi o estopim da pobreza no Brasil?