terça-feira, 30 de agosto de 2016

Dica de aulas sobre Independência do Brasil com vídeos

Com esses vídeos é possível  ilustrar para as crianças os acontecimentos que envolvem a Independência do Brasil de uma maneira lúdica.


  1. Vídeo Quintal da Cultura
  2. Vídeo Patatí Patatá
  3. Vídeo TV Cocoricó
  4. Vídeo Fantoches Brasil 500 (Fundamental I)


Sugestões de atividades:


  • Pedir que as crianças façam desenhos relacionados aos videos
  • Elaboração de cartazes em grupo ou em duplas.
  • Propor a elaboração individual ou em grupo de um texto a respeito do que assistiram4
  • Entregar as atividades sugeridas abaixo

ATIVIDADES PARA IMPRESSÃO:





Gostou?
clica em +1 :*

Atividades sobre a independência do Brasil

Texto para interpretação:

A independência do Brasil

 O ano 1822 seria de grandes acontecimentos no Brasil e já começava com intriga entre D. Pedro I e a Coroa portuguesa. 
Antes, seu pai, Dom João, fugira com todo dinheiro que havia no país e no dia 9 de janeiro daquele ano, ordenou  que voltasse a Portugal, mas ele não obedeceu, decretando o Dia do Fico.  Nesse período já existia, em grande parte dos políticos do país, o desejo de independência devido as restrições e grandes taxas de impostos cobradas pela ambiciosa Coroa portuguesa.
  D. Pedro I  deu inicio a preparação do país para o processo de independência viajando para São Paulo e Minas Gerais, onde os ânimos estavam mais exaltados, e seus próximos passos seriam a organizar a Marinha, convocar da Assembleia Constituinte, ordenar o retorno das tropas portuguesas e determinar que, caso a Coroa portuguesa resolvesse  tomar qualquer medida, deveria passar pela sua aprovação antes de entrar em vigor.
  No dia 7 de setembro daquele ano, Dom Pedro I viajava de Santos para São Paulo, um mensageiro o interceptou entregando uma carta do Coroa Portuguesa que exigia o seu retorno imediato a Portugal e anulava a Constituinte, foi então, que as margens do conhecido rio Ipiranga Dom Pedro I deu seu famoso grito : "Independência ou morte!"
 Algumas regiões do Brasil organizaram revoltas comandadas por portugueses contrários a independência do Brasil  mas foram duramente reprimidas por Dom Pedro I.
  A Coroa Portuguesa deferiu a independência exigindo ainda a indenização de dois milhões de esterlinas. Para cobrir esse valor na economia, Dom Pedro I recorreu a um empréstimo a Inglaterra. Os primeiros países a reconhecerem o Brasil como um país independente foi México e Estados Unidos, e em dezembro de 1822, Dom Pedro foi coroado imperador de um Brasil ex-colônia de Portugal.
  Embora esse acontecimento histórico tenha sido totalmente relevante, a  não mudou muita coisa. A economia agrária continuou a mesma, as classes mais pobres continuaram da mesma forma, a escravidão árdua e a elite mais  que ajudou o imperador a cumprir seus planos foi a mais beneficiada.

. Fonte:http://www.suapesquisa.com/independencia/

O que podemos trabalhar usando o texto?
  • Vocabulário
  • Geografia citada
  • Matemática com as datas
  • Criticidade problematizando a semelhança política do período histórico com o atua

Primeira bandeira do Brasil depois da independência:




Para impressão:



Gostou?
clica em +1 :*