domingo, 21 de abril de 2013

MEDINDO O TEMPO A HORA,O DIA E A SEMANA O DIA, O MÊS, O ANO E A DÉCADA OS NÚMEROS E AS DATAS FRAÇÕES NO DIA A DIA NOÇÕES DE FRAÇÃO/FRAÇÕES QUE REPRESENTAM PARTES DE UMA FIGURA Exercícios de matemática para 4º ano



1 Marque um X nas alternativas corretas: (1.0)
(   ) Um ano tem 16 meses
(   ) 1000 anos correspondem a 1 século
(   ) Um milênio tem 1000 anos
(   )Um século tem 100 anos
(   ) Uma década é igual a dez meses

2.Complete as frases corretamente: (1.0)
a)Um dia tem ....................horas
b) Uma ........................................tem 7 dias.
c)Um ................................tem 28, 29 (ano bissexto),30 ou 31 dias
d) Um ano tem ..........................................
e)Um bimestre é igual a ...........................................
f)Semestre é igual a ..........................................

3.Responda: (1.0)
a)Quantos minutos há em 3 horas






b)Quantos minutos há em 180 segundos?






Resposta:.....................................................................................................................................................
c)Quantas horas correspondem a 442 minutos?






Resposta:.....................................................................................................................................................
d)72 horas correspondem  a quantos dias?






Resposta:.....................................................................................................................................................

4.Resolva os problemas: (2.0)
a)Juliana tem 48 horas para entregar o trabalho de matemática. Este prazo corresponde a quantos dias ?






Resposta:.....................................................................................................................................................
b)Carol está ansiosa para ir ao aniversário de sua prima que será as 20 horas,mas ainda era 10 horas da manhã. Quanto tempo ainda falta para a festa?





Resposta:.....................................................................................................................................................
c)Lucinha morou 2 anos e 7 meses  na Bahia. Quantos meses correspondem a esse tempo?






Resposta:.....................................................................................................................................................
5.Faça um desenho de inteiros para cada fração abaixo e divida conforme indicado,em seguida, escreva como se lê cada uma delas: (1.0)
a) 2/5  ..............................................................................    
b) 4/9 ...............................................................................
c) 3/6 ...............................................................................

d)2/3.................................................................................

DECOMPOSIÇÃO DE UM NÚMERO NATURAL EM FATORES PRIMOS MINIMO MULTIPLO COMUM AS FRAÇÕES EQUIVALENTES SIMPLIFICANDO UMA FRAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DAS FRAÇÕES FRAÇÕES E PORCENTAGEM ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO DE FRAÇÃO COM O MESMO DENOMINADOR E COM DENOMINADORES DIFERENTES A REPRESENTAÇÃO DECIMAL COMPARANDO NUMEROS ESCRITOS EM FORMA DECIMAL NUMEROS DECIMAIS E PORCENTAGEM DIVISÃO QUANDO O NÚMERO DECIMAL INTEIRO É UM DECIMAL - MATEMÁTICA PARA 5º ANO - EXERCÍCIOS


CONTEÚDO
  • DECOMPOSIÇÃO DE UM NÚMERO NATURAL EM FATORES PRIMOS 
  • MINIMO MULTIPLO COMUM 
  • AS FRAÇÕES EQUIVALENTES
  • SIMPLIFICANDO UMA FRAÇÃO
  • CLASSIFICAÇÃO DAS FRAÇÕES 
  • FRAÇÕES E PORCENTAGEM
  • ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO DE FRAÇÃO COM O MESMO DENOMINADOR E COM DENOMINADORES DIFERENTES
  • A REPRESENTAÇÃO DECIMAL
  • COMPARANDO NUMEROS ESCRITOS EM FORMA DECIMAL
  • NUMEROS DECIMAIS E PORCENTAGEM
  • DIVISÃO QUANDO O NÚMERO DECIMAL INTEIRO É UM DECIMAL

1-Decomponha os números abaixo em fatores primos :
a)26                                  b)68                                  c)124                                  d)74







2-Classifique as frações abaixo em próprias , aparentes ou impróprias: 

a)4/10..........................................................

b)8/3............................................................

c)9/9............................................................

d)5/10.........................................................

3-Resolva as adições , subtrações e multiplicação , simplifique quando possível : 

a)5/10 +4/10 =                                    b)4/3 – 1/3 =                               c)8 x 6/25 =







d)1/7 x 1/9 =                                     e)3/3 – 1/6 =                                   f)4/5 + 5/4=







4-Leia com atenção e escreva a fração que corresponde a :
a)50%=_____                                    b)45%_____                    c) 85%_____
 
5- Observe os números abaixo e escreva como se leem : 

a)1,90...........................................................................
b)27,6...........................................................................
c)0,2.............................................................................
d)5,002.........................................................................

6-Calcule a quantia que corresponde a cada porcentagem indicada: 
a) 50% de 200 =                                                    b) 10% de 1000=







7- Resolva as multiplicações e divisões de números decimais : 
a) 6x 9,24=                           b)9x 32,01=                           c)50:100=                               d)45,9 :10=            





            


PIRULITO BORBOLETA : lembrancinha

PIRULITO BORBOLETA
para lembrancinha


Materiais necessários:
  • Cartolina dupla-face colorida 
  • Cola  em bastão
  • Tesoura
  • Caneta marcador permanente preto (para tracejado)
  • Pirulitos redondos
Moldes para impressão:



PLUTÃO NÃO É MAIS UM PLANETA/O PLANETA TERRA: A TERRA NOSSA MORADA NO ESPAÇO/APRENDENDO A LOCALIZAR LUGARES NO GLOBO TERRESTRE/PARALELOS E MERIDIANOS/COMO A TERRA SE MOVE?ZONAS CLIMÁTICAS DA TERRA - EXERCÍCIOS DE GEOGRAFIA PARA 5º ANO

 INTERPRETAÇÃO TEXTUAL:


Por que Plutão não é mais um planeta?
Ao longo das últimas décadas, novos e poderosos observatórios espaciais têm mudado completamente as compreensões anteriores do sistema Solar exterior. As pesquisas são cada vez mais minuciosas e há sempre uma nova meta de observação de nosso universo e, assim He sempre  uma nova descoberta.
A IAU (União Astronômica Internacional) decretou recentemente que, a definição de Plutão seria planeta-anão e não teríamos mais 9 mais 8 planetas no nosso sistema solar.Existem algumas definições para que um corpo celeste seja considerado planeta,  e Plutão não se encaixa na maioria delas pois não é esférico.não tem gravidade suficiente para definir seu formato,e não tem órbita suficiente para
Plutão é um planeta? Para um objeto ser um planeta, é preciso atender a estes três requisitos definidos pela IAU:
1- Tem que estar em órbita em torno do Sol - Sim, talvez Plutão seja um planeta.
2- É preciso ter gravidade suficiente para moldá-lo em uma forma esférica – Plutão passa nessa etapa também…
3- É preciso ter “limpado a vizinhança” de sua órbita. Eis o motivo. Plutão falha totalmente nesse requisito. Assim, segundo essa regra, Plutão não é um planeta.

http://eternosaprendizes.com/2009/03/12/por-que-plutao-nao-e-mais-um-planeta/(adaptado pela professora)

1. Qual a organização responsável por estudar os fenômenos astronômicos que decretou o “rebaixamento de Plutão para Planeta-anão? 
.........................................................................................................................................................................................................
2. Quais os requisitos necessários para um corpo celeste ser considerado um planeta? 
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
...................................................................................................................................................................

3.Por quanto tempo Plutão foi considerado um planeta?
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4.Como se chamam as linhas imaginárias traçadas sobre os globo e os mapas? 
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5. Quem foram os criadores dessas linhas e para que? 
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
6. Defina o movimento de Rotação: 
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................7. A linha imaginária do Equador foi traçada sobre qual região brasileira  ? 
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
8. Leia as afirmativas e marque um X nas que forem corretas

a.(    ) O Meridiano de Greenwich que atravessa os polos divide a Terra em Hemisfério Oriental e Hemisfério Ocidental.
b.(    )As horas nos diversos lugares da Terra são sempre iguais.
c.(    )Quando o sol se põe é o mesmo horário  em todas as regiões do Brasil.
d.(    ) Nas regiões Polares do planeta os raios solares chegam muito inclinados ,gerando muito calor.
e.(    )As  regiões temperadas possuem uma temperatura mais amena devido aos raios solares terem menos inclinação.
f. (    )O Equador divide a terra em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.



9.Observe a coluna abaixo com as classificaçãoes das linhas imaginárias   transcreva corretamente a numeração  para o  mapa do globo terrestre:
( 1  ) Trópico de Capricórnio
(  2 ) Circulo Polar Ártico
(  3 ) Trópico de Câncer
( 4  ) Linha do Equador
(  5 ) Circulo Polar Antártico
(  6 ) Meridiano de Greenwich


 

10. Pinte no mapa acima as Zonas Climáticas da terra  de acordo com a legenda abaixo:
ZONA TROPICAL: LARANJA
ZONA TEMPERADA: VERDE
ZONA GLACIAL: AZUL



                                                                 BOA SORTE!       




“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”
(Immanuel Kant)



EXPRESSÕES NUMÉRICAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO / RESOLVENDO PROBLEMAS / SITUAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO/PROPRIEDADES DA MULTIPLICAÇÃODISPOSIÇÃO RETANGULAR,ADIÇÃO DE PERCELAS IGUAIS, FAZENDO COMBINAÇÕES, MULTIPLICANDO UM POR 10,POR 100 E POR 1000 / EXPRESSÕES NUMÉRICAS ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÕES - EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA PARA 5º ANO



1.  Resolva os problemas:
a) Joaquim tinha duas gatinhas, uma marrom e outra malhada e três gatinhos, um branco, um preto e o outro, cor de mel. Ele queria fotografá-los por casais. Quantos casais diferentes ele pode formar combinando cada gatinha com um dos gatinhos? Como chamamos essa propriedade da multiplicação? (1,0)







Resposta:.....................................................................................................................................................
b) Bruna convidou seu colegas para um lanche na sua casa. Ao organizar a bandeja de sucos tentou calcular  para saber se teria arrumado  os copos de todos corretamente organizando 4 fileiras de 5 copos. Calcule a quantidade de copos na bandeja usando a multiplicação e depois responda: Como se chama essa propriedade da multiplicação?(1,0)
                                  




Resposta:.....................................................................................................................................................
c) Pedro tinha uma caixa com 12 cartinhas. Logo chegou o Lucas com mais uma dúzia e juntou com as do Pedro. Eles convidaram o Jean e o Carlos que também tinham 12 cada um  para acrescentar as que eles tinham. Faça o cálculo e escreva como se chama essa propriedade da multiplicação: (1,0)





Resposta:.....................................................................................................................................................

 Resolva os problemas:
d) Para uma festa forma compradas 307 rosas, 9  dúzias margaridas, , 136 cravos. Mas 56 cravos murcharam e não puderam ser usados. Quantas flores foram usadas na decoração da festa? 







Resposta:....................................................................................................................................................
e) O Colegio  Anchieta fará uma olimpíada escolar de esportes com todas as turmas. Os professores de educação física precisam contar quantos alunos  participarão no total. Eles foram  registrando assim: 4 turmas de 14 alunos do 7º ano, 74 alunos do 6º ano, 3 turmas de 19 alunos do 5º ano, 68 alunos do  4º ano,porém, 11 alunos do 4º ano  não participarão dos jogos.Quantos alunos ao todo estará na olimpíada de jogos escolares no Colegio Anchieta? 






Resposta:....................................................................................................................................................
2. Resolva as expressões numéricas: 

a)  123 + 856 – 256  =                                                                                  b)  986 – 568 + 123 – 32 =                            








c) 698 – 124 + (13 x 25) – 10  =                                                                   d)  (19 x 2) – 22 + (12 x 78) =










e) 398 + 102 + (8 x 170) – 654 =                                                      f) 14 + 231 – 122 + (8 x 16) =









3. Resolva as multiplicações: (1,0)
a) 56856                                             b)1689                                                c)   652
        x10                                               x100                                                   x1000           






4.Leia corretamente e responda:


O aniversário de Beto
Beto convidou os seus amigos Luciana,Pedro,Jonas, Cíntia, Denis, Letícia, Cícero e Priscila para ir a uma lanchonete comemorar seu aniversário. Na lanchonete, havia um painel com as seguintes opções de lanches e bebidas:
TABELAS DE PREÇOS
Tipos de pães
Opções de recheio
Tipos e Valores dos Lanches
Pão francês
Hambúrguer
Lanche simples (1 tipo de recheio)................5 reais
Pão de Forma
Calabresa
Lanche duplo (2 tipos de recheio)................ 6 reais
Pão de Leite
Presunto
Lanche triplo (3 tipos de recheio).................7 reais
Pão Sírio
Peito de peru
Lanche especial (4 tipos de recheio).............8 reais

Frango
Lanche Mega (5 tipos de recheio).................9 reais

Cenoura
Sucos Naturais ..............................................4 reais

Alface
Refrigerantes ................................................3 reais

Tomate
Água ............................................................2 reais

Como essa turma gosta muito de matemática, um amigo começou a fazer desafios para outro usando dados  do painel da lanchonete. Todos se entusiasmaram com a idéia! Que tal você também responder a essas perguntas?
a.Quantos lanches simples diferentes podem ser montados nessa lanchonete? (0,5)





b.As meninas pediram o lanche triplo, e os meninos pediram o lanche especial.Quanto gastará Beto para pagar esses lanches? Monte esse cálculo em uma expressão numérica: (1,0)






c.Para beber, Jonas e Cíntia pediram água;Luciana, Letícia e Priscila pediram suco natural, o restante da turma pediu refrigerante. Calcule, com uma expressão numérica, o valor e ser gasto nas bebidas: (1,0)






d. Qual será o valor total gasto na lanchonete? (1,0)





e.Beto conseguirá pagar toda a conta com uma nota de cem reais? Vai sobrar ou vai faltar dinheiro? Explique sua resposta. (0,5)





f. Se você e mais dois amigos estivessem nessa lanchonete e cada um pedisse um lanche triplo e um suco,quanto vocês gastariam ao todo?Monte os cálculos  de duas formas envolvendo multiplicação:?