quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Origem dos nomes dos planetas - Porque nosso planeta se chama Terra?



Proposta de texto complementar  

Ano/Série: 5º ano
Componente Curricular envolvido: História
Duração 2 ou mais aulas

A origem dos nomes dos planetas:

Sabemos que cada um dos planetas do Sistema solar possui um nome, mas de onde esses nomes surgiram?
Os primeiros a notar que havia  no céu cinco estrelas que se movimentavam, enquanto as outras ficavam paradas, foram os Sumérios, um povo que habitava  a cinco milênios na região da Mesopotâmia (onde hoje é o Iraque). Por serem muito religiosos, eles acreditavam queaquele movimento era de deuses que corriam pelo céu. Assim, deram aos planetas, nomes de deuses que eles conheciam.
Mercúrio: Por ser o mais rápido recebeu o nome do mensageiro dos deuses. (Por estar mais próximo do sol, sua órbita é menor, por isso se movimenta mais rápido)
Vênus: Recebeu o nome da deusa romana da beleza por ser o planeta mais brilhante.
Marte: Por ser cor de sangue, ter uma luz vermelha, recebeu o nome do Deus romano da guerra.
Júpter: É o maior e mais brilhante dos planetas, (sua órbita é mais distante do Sol, então, é mais lento) por isso recebeu o nome do maior deus romano.
Saturno: Recebeu o nome do senhor do tempo, o deus das horas e dos dias por ser a luz que se movimenta mais lenta de todas.
Urano: Devido ao fato de ter sido descoberto somente em 1781, não foram os Suméríos que o nomearam. Para escolher o nome desse planeta foi usada pelos cientistas a seguinte lógica: se Saturno é o pai de Júpiter, o próximo planeta deve ser Urano, o avô.
Netuno: Recebeu o nome do deus dos oceanos mesmo sem os cientistas saberem que a atmosfera dele era azulada. Foi descoberto em 1846, por isso também não foram os Sumérios que o nomearam.
Pronto? Falamos de todos os planetas? Sim, falamos. 
Plutão: Por possuir uma cor avermelhada, ele recebeu o nome do deus grego dos mortos de uma estudante de 11 anos em 1930. Durante 70 anos Plutão foi considerado planeta, mas em 2006 ele passou a ser classificado como planeta anão e hoje não faz mais parte do nosso Sistema Solar.


Por que o nosso planeta se chama Terra?

Antigamente as pessoas acreditavam que nosso planeta era o centro do universo. Ninguém achava que nosso planeta era como todos aqueles que receberam nomes de deuses. Nem que era redonda, pois acreditava-se que fosse plana e que se viajássemos, chegaríamos a um abismo. Os povos antigos pensavam que a Terra não se movimentava, mas que tudo se movimentava a sua volta, inclusive o sol. Por isso não deram o nome de deuses ao nosso planeta como aos outros. 
Por ser o lugar no qual plantavam, construíam suas casas, andavam e viviam fixos passaram a chamar nosso planta de Terra, que significa, chão, solo onde pisamos.
Hoje, podemos observar o Sistema Solar usando as tecnologias de telescópios, lunetas e até mesmo viajar para fora do nosso planeta observando o universo e pesquisar até mesmo se existe possibilidade de vida em outros planetas, o que nunca foi comprovado cientificamente.


EXERCÍCIOS:

1.Escreva nas perguntas os numerais que representam cada reposta:
  1. Mercúrio
  2. Vênus
  3. Marte
  4. Júpiter
  5. Saturno
  6. Urano
  7. Netuno
  8. Plutão
(   ) Planeta de aspecto azulado que recebeu o nome do deus das águas.
(   ) Em 2006 foi classificado como planeta anão e não faz parte do nosso Sistema Solar.
(   ) Planeta mais lento de todos que recebeu o nome do deus do tempo.
(   ) Tem o nome da deuza romana da beleza.
(  ) Seu nome foi dado pelo cientistas  usando uma lógica devido a dois nomes de planetas já classificados.
(   ) Possui cor de sangue, por isso recebeu o nome do deus da guerra.
(   ) É o maior planta e se movimenta lentamente devido sua óbita ser distante do sol.
(   ) Por se movimentar mais rápido recebeu o nome do mensageiro dos Deuses.
 
2. Escreva uma carta para a professora como se você tivesse dado o nome Terra nosso planeta explicando o por quê de acordo como que você leu no texto.

3. Se você fosse realmente a pessoa responsável por dar um nome ao nosso planeta, qual nome você daria? Por que?

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO:
KUMU, Umúsin Panlón, Tolamãn Kenhíri. Antes o mundo não existia. São Paulo : Cultura,  1980.

Germinação - Partes que compõem uma planta (2º ano)

(PLANO DE AULA)

Ano/Série: 2º ano
Componente(s) Curricular(es) envolvidos: Ciências
Duração 2 ou mais aulas

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Sala de mídia (DVD, Datashow e som)
  •  Pendrive com vídeos
  •  Folhas de A4, lápis de cor, lápis e borracha
  •  Atividades impressas
  •  Imagem da sequência da germinação

OBJETIVO GERAL:


  • Compreender a natureza como um todo dinâmico sendo o ser humano parte integrante e agente do desenvolvimento do mundo em que vive.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Compreender como ocorre a germinação de sementes
  •  Identificar quais partes compõem uma planta.

PROCEDIMENTOS:

1ª AULA:

1.Problematizar:

  • Como nasce uma planta?
  • O que precisamos fazer para que isso aconteça? 


2.Apresentar para as crianças as imagens da sequência da germinação e pedir que descrevam o que veem. (Explicar após cada uma expor o seu ponto de vista)

3. Apresentar o vídeo da música com as imagens de germinação (48 segs.)

4. Pedir que façam um desenho e pintem em uma folha A4 demonstrando o que entenderam sobre a
sequência da germinação.

5. Fazer um painel para expor os desenhos e pedir que colem

(Entregar atividade impressa para casa – sequência da germinação)

2ª AULA:

 6. Apresentar o vídeo Charlie e Lola (10min.57 segs.)

7. Problematizar:

  •  O que o Charlie ensinou para a Lola que nós já sabíamos? O que vocês viram no desenho que ainda não sabiam?
  • Podemos plantar qualquer coisa no solo para nascer?
  •  O que podemos plantar?
  •  O que é preciso para a planta crescer?
  •  Quais são as partes da planta?

 8. Entregar a atividade que há as partes da planta para que pintem de acordo com as cores indicadas

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO:

  •  Respostas verbalizadas
  •  Desenho no caderno
  •  Atividade impressa em sala 
  •  Atividade impressa para casa


BIBLIOGRAFIA:
PCN Ciências Naturais Ensino Fundamental I


ATIVIDADES PARA IMPRESSÃO:



VÍDEO PARA APRESENTAÇÃO:



REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO:
PCN de Ciências Ensino Fundamentl I

OBS: 
  • Caso haja interesse em baixar o video, solicite o envio por e-mail. Enviarei assim que possível.
  • Lembro que essa é uma opção de aula, o conteúdo não deve ser resumido a este. O ideal é que tenha, como suporte de conteúdo, um livro didático.

Ótima aula!