segunda-feira, 29 de março de 2010

O que é aprender?Como se aprende?Onde se aprende?
As respostas são várias... A primeira pergunta é relativa e bem fácil de responder"aprender é entender o sentido das coisas,descobrir.A segunda resposta não é muito difícil nem menos comum:"se abrindo ao desconhecido,às experiências,aos sentidos."Mas e a terceira??Quando se trata de educação formal sabe -se que a escola é o ambiente de socialização com outras crianças em que se define a vida em sociedade e inicia-se o letramento.Porém,a escola não é o único local de ensino (ou não deveria ser). A primeira referência de aprendizado da criança deveria ser sua casa,com sua família,onde os princípios,conceitos e valores teriam que ser inculcados e exaustivamente relembrados em seus primeiros anos de vida.
Hoje a família tem se esquivado dessa responsabilidade, a empurrando aos professores, e mesmo assim, em paralelo, eliminando todo o respeito que deveriam ter pelo ofício de professor (a). Os professores têm se desdobrado para serem educadores e muitas vezes pais de crianças que convivem em sala de aula.A ausência da família na busca do "ter", tem os obrigado a ensiná-los a "ser", obrigação essa dos genitores.Os valores e princípios têm sido atropelados dentro de casa,local de suas origens na vida das crianças e adolescentes.A consequência disso é situações de desrespeito e até mesmo violência dentro das escolas.Alunos não respeitam mais seus educadores e pais cobram o resultados dos mesmos afirmando em sua emitente ausência que eles têm a obrigação de ensinar além do plano político pedagógico.
A relação família x escola tem se tornado cada vez mais conturbada e o local dos primeiros ensinamentos tem sido uma grande questão a discutirmos.Então surge a questão:
A quem o sistema atual da educação tem beneficiado realmente?Se antes o importante era o rendimento do aluno para que o mesmo avançasse em sua trajetória letiva, e o respeito ao profissional da educação era primordial, hoje,a imposição de reter o mesmo na série cursada, e os conceitos familiares totalmente mudados, levam os educadores a uma situação de desvalorização que o sujeita a um sistema falho em relação ao verdadeiro objetivo da educação.