sexta-feira, 26 de março de 2010

EDUCAÇÃO COM AS MÍDIAS E PARA AS MÍDIAS


Entenda-se por mídia todo meio eletrônico que tem por finalidade comunicar rapidamente fatos a sociedade. Uma analogia interessante entre a evolução das mídias e a educação veja:

Anos60__ [Mídias informativas] __
anos70__ [Mídias passivas] __
anos80___ [Mídias autônomas-] __
anos90__ [Mídias interativas] __
ATUAL__ [Mídias interativas -Sites de relacionamento - comunicação imediata.]

Os meios de comunicação primeiros eram bastante limitados,  tínhamos apenas a televisão de um canal onde não podíamos optar em o que assistir,impondo informações sem a preocupação do que seria interessante para aquele que escutava, a partir deste ponto podemos recordar que a educação dos nossos avós e pais foi uma educação onde o objetivo era passar o conhecimento acumulado sem que o aluno pudesse participar, portanto, ele era receptor. Paralelamente às formas de comunicação em mídias,  eram refletidas nas escolas,o professor era visto como "o iluminado"(modelo de escola medieval citada no livro O ATENEU de Raul Pompéia, 1888).Podemos ver com isso, a influência das mídias na educação.Com o surgimento do controle remoto a variedades de canais, tivemos uma possibilidade maior de interagir e optar pelo que absorver,não só na televisão, mas automaticamente escolas,pois o ato de querer saber o que se passava em outro canal/visão levou á indagar sobre opiniões próprias ou não. Os vídeo cassetes,os vídeo games foram exigindo mais da interação em sala de aula,e as escolas buscam cada vez mais extinguir o modelo antigo.
Chegamos portanto, à rede de computadores que possibilita contato instantâneo com pessoas de vários locais do mundo e acesso a muitas informações.Com isso, a educação tem buscado inovações nessa influência ,trazendo interação em sala de aula não mais somente entre alunos e alunos,mas entre alunos e professores, direção, meios externos, etc.

Utilizar as mídias em sala de aula tem como fim aproximar-se da realidade vivenciada pelos presentes, para que participem da aula e contribuam no processo ensino – aprendizagem. Sua utilização deve acontecer de maneira planejada e com o cuidado de não usar tradicionalmente, apenas para mera exposição.


O desafio para aqueles que se propõem a trabalhar com as mídias é mostrar para os alunos que as informações nos alcançam com uma velocidade enorme mesmo que nem sempre as fontes sejam fidedignas.É indispensável destacar que não se pode acreditar em tudo o que a internet diz, é preciso saber selecionar as informações postadas, fazer uma análise crítica delas. E o nosso papel enquanto educador é ensiná-los a lidar e entender esse fato da melhor maneira possível.

O aluno deve se sentir desafiado a trabalhar e desenvolver aptidões através da mídia, assim, irá se interessar e procurar desenvolver um bom trabalho para que consiga uma comunicação adequada adaptando-se a essa nova  forma de apredizagem e automaticamente inserindo-se nessa realidade que está em constante desenvolvimento. Sabe-se que utilizando de forma correta aquela escolhida,o mesmo conseguirá usar todos os recursos que ela oferece e, com isso, sua comunicação será direta, sem "impurezas", clara.

Na atualidade, com a diversidade de mídias, podemos trocar informações online, disponibilizar conteúdos, dar opinião e muitas outras intervenções. Isso reverte em maior acesso a educação para todas as pessoas, a qualquer tempo, em qualquer lugar (Fernanda Gomes, 2010).

Enfim, toda potência informativa que as mídias nos proporcionam prescinde utilização cautelosa de avaliação da qualidade e confiabilidade das informações prestadas, fazendo isso, torna-se revolucionário diante da educação. Os maiores desafios para nós professores,são: ter uma boa compreensão das maneiras de como atuar nessa realidade,ensinar a lógica que está por trás desse suporte de mídia que está em constante desenvolvimento, e compreender também a lógica desse movimento tecnológico, para assim integrar-nos nesses meios usados atualmente. É nítida a necessidade da preocupação do professor com a educação contemporânea,e as mídias podem nos auxiliar  de maneira eficaz se soubermos inseri-las no contexto dos nossos alunos.

                                                                                                                                  
                                                                                                                                      CLARA L.AULA MAGNA (Educação com as mídias e para as mídias)
Palestrante:Prof.Drª. Vani Kenski - PUC/SP em 8/3/2010 - Universidade Católica de Brasília - UCB