quarta-feira, 14 de maio de 2014

O GOVERNO GERAL DO BRASIL AS PRIMEIRAS CIDADES DO BRASIL OS BANDEIRANTES EXPANDIRAM AS FRONTEIRAS DO BRASIL OS NEGROS NO BRASIL - Geografia para 5º ano

LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Os negros no Brasil
“Quase dois milhões de negros cativos foram importados para trabalhar nas minas e lavouras do Brasil durante o século 18. Foi uma das maiores movimentações forçadas de pessoas em toda a história da humanidade. Fazia mais de 200 anos que o tráfico de africanos sustentava a prosperidade da economia colonial. Os escravos eram o motor das lavouras de algodão, fumo e cana, e também das minas que drenavam a riqueza para a metrópole. Os cativos eram negros libertos, mulatos e mestiços – seus aliados entre os pobres que viviam à margem da sociedade colonial. Era uma população analfabeta, pobre e carente de tudo, isso por causa de uma política deliberada do governo português, que tinha como objetivo, manter o Brasil uma joia extrativista e sem voz própria, longe dos olhos e da cobiça dos estrangeiros.”
 www.superinteressante .com.br
http://super.abril.com.br/historia/pais-era-aquele-447449.shtml

1. De acordo com o texto acima, qual a importância dos escravos na colonização? (0,5)
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2. Por que o governo português queria manter a população no Brasil analfabeta, pobre e carente de tudo? (0,5)
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3. Descreva como eram as primeiras cidades do Brasil de acordo com o que estudamos no livro: (0,5)
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4. Qual foi a primeira capital do Brasil ? (0,5)
...................................................................................................................................................................
5. Durante o ciclo da cana de açúcar no Brasil, outra cidade cresceu muito destacando o luxo entre os colonialistas sendo chamada de Capital do açúcar. Escreva o nome dessa cidade e as características que revelam a vida luxuosa de seus moradores. (2,0)
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
6. No Brasil colônia as pessoas praticamente moravam em dois lugares, passando a maior parte da vida num deles. Descreva onde estava a vida da colônia e o que faziam nos dois lugares estudados no nosso conteúdo. (2,0)
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
7. Escreva, nas linhas abaixo, como ocorreu o sistema de governo chamado Governo-Geral do Brasil. Não esqueça de citar o nome de cada um dos governadores,o que fizeram de melhor e de pior para o Brasil enquanto foram governadores – gerais. (2,0)
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................. ..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................. ..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
8. Relacione a coluna II de acordo com as afirmações da coluna I: (1,0)


I
(a) Mata Atlântica
(b) Cana de açúcar
(c) Ermida
(d) Forte
(e) Olinda


II
(   )Foi erguida com a iniciativa dos padres jesuítas
(   )Foi derrubada para formar os canaviais
(   )Construção que garantia a segurança da cidade
      ( )Produto que gerou prosperidade e luxo aos produtores.
      (   )Cidade que começou a progredir quando o Brasil completou cem anos.


9. Marque um X na alternativa correta: (1,0)
(   )A casa dos escravos era conhecida como Casa Grande.
(   )Os Senhores de engenho eram as únicas autoridades na região.
(  )Na Ilha no Bananal, em Tocantins,na Aldeia Karajá, houve um grande massacre para a captura dos índios como escravos.
( )Se os colonizadores não tivessem desconsiderado o Tratado de Tordesilhas com os espanhóis, hoje, nós estaríamos falando Russo.
(  )O principal motivo para substituir os índios por negros como escravos, foi que os negros passaram a ser uma mercadoria mais barata.
(  )Os navios negreiros traziam de 100 a 400 africanos acorrentados uns aos outros em uma viajem de 30 a 60 dias.
(   )A feijoada que chamamos de “paixão brasileira” na verdade, teve origem na Europa.

QUESTÃO BÔNUS: (1,0)
10. Atualmente o nosso país tem vivido momentos de manifestações em todas as capitais e várias outras cidades que, daqui a alguns anos, estarão em todos os livros de história do Brasil. Diante disso, responda as questões seguintes:
a) Quais as semelhanças entre os acontecimentos atuais e os fatos descritos na história do Brasil? ..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) A mídia tem divulgado imagens das manifestações pacíficas com pessoas segurando cartazes que deixam claros seus objetivos. Cite-os e escreva sua opinião a respeito.
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
........................................................................................................................................................................................................
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
........................................................................................................................................................................................................

“Somos aprisionados - ou libertos - por aquilo que acreditamos.”
(Ivan Bramowhik)