quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Texto para dia do professor


 

A muitos e muitos anos atrás, não existiam escolas. As pessoas só aprendiam a fazer coisas. Ninguém sabia escrever nem ler...

Quando inventaram as letras, as palavras e os números, quem sabia um pouco disso, ensinava outra pessoa e todo mundo aprendia em casa. E os meninos tinham aulas diferentes das meninas. As pessoas achavam que as meninas não precisavam aprender muito, porque elas iriam se casar e ficar cuidando da casa o tempo todo (cozinhando, lavando, passando roupa...). Por isso, os meninos aprendiam a ler e a escrever, e as meninas aprendiam a costurar, a bordar e a cuidar da casa.
Aqueles que sabiam ler e escrever iam até a casa das pessoas para ensinar. Mas só as famílias muito ricas podiam pagar. Nas famílias mais pobres ninguém aprendia a ler e a escrever. E quem aprendia, virava professor e ensinava as crianças.

Um dia, alguém resolveu que pobres e ricos, meninos e meninas poderiam aprender num mesmo lugar...Hoje todos vão para a escola e aprendem as mesmas coisas. E como isso dava muito trabalho, não bastava só saber ler e escrever para ser professor...Tinha que estudar muito pra ensinar... Para ser professora, uma pessoa tem de estudar muito em dia. Tem de aprender como ensinar as crianças a ler, escrever e fazer contas e muitas outras coisas. Por isso, Dom Pedro I, quando era imperador do Brasil, assinou um decreto dizendo que em todos os dias 15 de outubro deveriam ser comemorados como o dia nacional do professor que precisa aprender muito para ensinar.

Mas, mesmo assim, o professor não sabe tudo, tudo. Quando ele fica em dúvida sobre alguma coisa, vai estudar mais um pouquinho. E é por isso que podemos dizer que todo mundo às vezes é professor e às vezes é aluno. Você também não percebe às vezes que tem muita coisa para ensinar? Sempre aprenderemos uns com os outros e seremos sempre ajudados pelos nossos professores que fazem isso com muito sacrifício e amor.