quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

5 Sites com jogos pedagógicos educativos

A cada ano letivo nos deparamos com a diversidade de distrações que são oferecidas às crianças de nossas turmas. 
A necessidade de nos preparar e atualizar como educadores mediadores da aprendizagem e do desenvolvimento dessas crianças nunca foi tão urgente.
 O uso das mídias na educação tem se tornado indispensável, haja vista o sistema educacional, tanto na rede pública como na privada, nem sempre ser tão atrativo quanto as tecnologias dispensadas às crianças fora da escola. 
O aprender não precisa ser separado do se divertir.
 É possível aprender brincando, mas para isso, precisamos nos dispor a preparar aulas mais dinâmicas e atrativas que possam suprir a vontade de estar com um tablet, um celular ou estar frente a um computador com jogos que nada contribuem para a aprendizagem e que muitas vezes mais prejudicam.

As dicas de jogos educativos dispostas aqui, são de alguns que já usei em minhas aulas e vi resultados muito positivos, levando as crianças a se interessarem por eles de maneira a estender a proposta de conteúdo para casa jogando com seus pais e irmãos.

Espero que aproveitem!

 Esse site traz jogos em todas as áreas, matemática, português, ciências, ect.
É de fácil navegação e ótimo para que professor@s integrem, no laboratório de informática, qualquer uma das disciplinas.
A página indica o tema do jogo pelas iniciais, como no exemplo da imagem abaixo, as setas indicam o cursor no acesso aos jogos de matemática e o nível no qual a criança quer jogar.
Se não propor um tema para a aula, deixe que as crianças naveguem e conheçam os jogos para que explorem aquele que mais tem interesse.

Um site interativo e super diversificado, de fácil navegação. Nele, as crianças poderão viajar em várias abas que permitem ver temas como Espaço Leitura, Espaço fantasia, Espaço Jardim, Espaço construção etc,
Na imagem abaixo é possível ver  como é a página.
No Espaço Leitura, por exemplo, há links para jogos de crianças a partir de 2 anos, para crianças a partir de 10 anos, videos e dicas de leitura.
Esse site ajuda muito nas aulas de informática deixando que as crianças explorem os espaços por si mesmas.

Em todos os aspectos o site da  Revista Nova Escola é destaque no auxílio aos professores. Desde dicas de planos de aulas a conteúdos que complementam o que podemos aplicar em sala de aula. Diversas vezes usei os jogos educativos da Nova Escola para  complementar as aulas de matemática para 4º e 5º anos. Porém, ele é mais indicado para acesso do professor com os alunos.
Neste site, é necessária a mediação do(a)  professor(a) para escolher em qual tema será o jogo.

Este pessoalmente é o site que acho mais fácil para o educador. Ele dispõe de recursos para complementarem as aulas de maneira lúdica, material para impressão e tem fácil recurso de busca, 
Os jogos são auto explicativos e a linguagem e o som seguram a atenção das crianças que aprendem  se divertindo bastante.


Este site tem jogos interessantes para educação infantil com alfabetização e coordenação motora, também ajuda bastante na dinâmica de aulas de fundamental I. O site dispõe de um modelo de provinha Brasil para rede pública de educação. 
Não tem em sua homepage um design muito atrativo para as crianças, mas com a ajuda do  (a) professor(a) elas aprenderão se divertindo muito.
As categorias são:

1° Alfabeto com som

2° Tabuada

3° Memória das Vogais

4° Alfabeto com som em Inglês

5° Prova Brasil Língua Portuguesa 4ª SÉRIE 5º AN

6° Nome Imagem Libras

7° Chuva Alfabetica

8° Jogo das Vogais

9° Estourando Balões e Bexigas de Festa

10° Jogo da Memória Números em Libras


 É possível acessar qualquer um dos sites citados clicando nos nomes.

Espero que se divirtam junto com a turma e que façam dessas dicas ótimos recursos para criar aulas dinâmicas e proveitosas.

Abraços.