quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Linguagem Oral e Escrita - Educação Infantil - Dia da Natureza

Objetivos:
  •     Compreender a diferença entre sons de animais e linguagem oral humana
  •     Lembrar o dia 4.10 - Dia da natureza

Recursos:
  •     Folha de A4, 
  •     Capa do livrinho,(anexo)
  •     Lápis de cor, 
  •     Canetinha,
  •     Lápis de escrever e borracha.
  •     Livros com figuras de animais 

Desenvolvimento:

·       Momento de aquecimento: Sentados na roda, a mediadora perguntará se as crianças sabem quais são as partes que existem em um livro. Entregando a elas livros da brinquedoteca com imagens de animais, ela mostrará cada uma das partes que compõem um livro, permitindo que as crianças explorem cada uma de suas partes (capa com o nome de que escreveu e história com imagens) Questionar se observaram o que tem em todos os livros.
·       
1ª Atividade : Problematizar quais são os tipos de animais (aquáticos, aves terrestres, de 2 e de 4 patas, com pelo, com pena, com escama, com casco...pedir que citem). Qual é seu animal favorito? Entregar para as crianças folha de A4 dobrada ao meio para confeccionarem um livro. As crianças desenharão em cada página e, se possível, escreverão seguindo o seguinte roteiro:
Este é meu animal favorito...
Ele come...
Ele dorme em...
Meu animalzinho e eu...
   Criando assim, em cada página a história do seu animal favorito. ( A professora escreverá para as crianças que ainda não o conseguem)
Intervalo para o lanche

2ª Atividade: Falar tipos de animais e pedir que elas reproduzam o som. Problematizar: E se os animais falassem como humanos? Passar para as crian ças o vídeo de animais em anexo.Após a apresentação do vídeo, entregar a capinha do livro para que pintem e a professora grampeie finalizando seu livro. Ao Final, cada criança apresentará para a turma sua história. Pintar o rosto das crianças de animaizinhos.





Lembrancinha para dia das crianças feita com potinho de papinha, jujubas e ursinho Pooh de EVA