sexta-feira, 11 de setembro de 2020

PARLENDAS: TRABALHANDO COM RIMAS

 

CADÊ O TOUCINHO QUE ESTAVA AQUI? O GATO COMEU.

CADÊ O GATO? FUGIU PRO MATO.

CADÊ O MATO? O FOGO QUEIMOU

CADÊ O FOGO? A ÁGUA APAGOU.

CADÊ A ÁGUA? O BOI LAMBEU.

CADÊ O BOI? FOI BUSCAR O TRIGO.

CADÊ O TRIGO?  GALINHA CISCOU

CADÊ A GALINHA? ESTÁ BOTANDO OVO.

CADÊ O OVO? O PADRE COMEU.

CADÊ O PADRE? TÁ NO ALTAR.

CADÊ O ALTAR? ESTÁ NA IGREJA.



Complete as frases formando rimas como no modelo:

a)    Vou à feira e volto já. Vou comprar maracujá

b)    Fui a rua e vi um gato, estava dentro   _______________________________________.

c)    Comi arroz e feijão depois tomei ____________________________________________.

d)    Saí com minha amiga e comprei um chinelo ___________________________________.

e)    Saí de casa de pijama e quase fui parar na ____________________________________.

f)     Tenho doce de coco e abacaxi se eu comer tudo ________________________________.

 

Agora complete o texto usando as palavras que estão dentro do quadro:

arroz

arapuca

rio

viúva

açúcar

prato

regador

espanhol

 

a)    Chuva e sol, casamento de ________________.

Sol e chuva, casamento de  _________________.

b)   Tá com frio? Toma banho no _______________.

Tá com calor? Toma banho de ________________.

    c)    Um dois, feijão com ______________.

Três quatro, feijão no _______________.

d)   Tuca Arapuca, comendo _________________,

Pulou a janela e caiu na ___________________.