sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Estados Brasileiros: Acre - AC


ACRE - (AC)

O Acre é um estado da Região Norte do Brasil.
O território do atual Estado do Acre pertencia à Bolívia por tratado firmado em 1867. A partir de 1877, muitos brasileiros emigraram para a região, para exploração dos seringais. Em 1899, os brasileiros chegaram a declarar uma república independente, por causa do aumento de impostos. A Bolívia reincorporou os territórios no ano seguinte. Em 1903, um novo tratado foi negociado para adquirir o território da Bolívia.
A região fica dentro da Amazônia. Foi elevado à categoria de estado em 1962. 

BANDEIRA:

A bandeira foi instituída pela lei nº 1.170 de 1995 como símbolo oficial do Estado do Acre, pelo governador Epaminondas Jacomé, adotando o desenho da Bandeira do Estado Independente do Acre (Decreto nº 2, de 15 de julho de 1899), modificada pela Resolução nº 5, de 24 de janeiro de 1921, do Governo do Território Federal do Acre.
   Seu desenho consiste em um retângulo de proporção de 7 m de largura, e 10 m de comprimento divido por uma linha diagonal da parte inferior esquerda (lado do mastro) para a superior direita. A parte superior esquerda é amarela com uma estrela vermelha no canto, a parte inferior direita é verde.
   As cores principais da bandeira são as mesmas da bandeira do Brasil, e representam a integração do estado do Acre com o Brasil.

  • A cor amarela representa a paz;
  • A cor verde representa a esperança;
  • A estrela vermelha no canto superior esquerdo, chamada estrela solitária, representa o sangue dos bravos que lutaram pela anexação da área do atual estado do Acre ao Brasil.



BRASÃO:

 Brasão do Acre foi criado no período do Estado independente do Acre, com a seguinte estrutura:
  • No centro, Estado Independente do Acre - 7 de Agosto de 1902, e um laço com uma frase escrita - "LIBERTA QUAE SERA TAMEN".
  • Em 24 de maio de 1922, o Governador Epaminondas Jácome através da Resolução n° 45, criou o segundo Brasão, obedecendo a seguinte estrutura:
  • No centro, uma estrela vermelha.
  • Na parte inferior do laço, do lado esquerdo, a data de 6-8-1902 e no lado direito a data 24-1-1903 (início e término da Revolução Acreana).
  • Contornando a estrela, os dizeres: "NIC LUCEO PLURIBUS IMPAR".
Brasão Atual: foi modificado na administração do Governador Edmundo Pinto de Almeida Neto, baseando-se no 1º e 2º Escudos.

MAPAS:
ACRE                                                            LOCALIZAÇÃO NO BRASIL

O estado do Acre possiu vinte duas cidades:



FONTES:
http://www.ac.gov.br
http://www.brasil-turismo.com/acre.htm
 http://aquicidadesacre.blogspot.com.br/p/simbolos-do-acre_04.html
Acesso em 26.2,16 as 17h22min