Ano/Série: 4º ano
Componente(s) Curricular(es)
envolvidos: Literatura e informática
CONTEÚDOS:
Literatura: “A Ilha Perdida” da
autora Maria José Dupré
Informática: Power Point :Comando
Inserir: Imagens da internet, comando Animação e comando Design
OBJETIVOS:
GERAL: Apresentar o conteúdo de criação de slides no Power point, Estimular a prática da leitura em sala de aula/biblioteca
ESPECÍFICOS:Diversificar o uso do computador em atividades relacionadas aos conteúdos estudados, desassociando-o a somente redes sociais e jogos, realizar leitura em voz alta, estimulando a partilha de pensamento em relação temas abordados na história.
PROCEDIMENTOS:
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA
INCENTIVAÇÃO/MOTIVAÇÃO DA AULA
Através da
leitura e da informática os alunos elaborarão um livro em dupla com os comandos
do Power Point para que ao término da história possam perceber sua evolução no
trabalho de escrita digitada, na aplicação de informações recebidas sobre o
programa e descobrirem o prazer de produzir um livro.
DESENVOLVIMENTO DA AULA EM SI (ATIVIDADES)
Na biblioteca, os 30 minutos de leitura do livro será
feito por um aluno em cada aula. (quando se sentirem a vontade para isso). dez minutos restantes os alunos usarão o caderno
reaproveitado para desenhar o que imaginaram durante o conto do capítulo
enquanto a professora problematiza o que
cada um percebeu nos acontecimentos da história até então.
Na aula de informática, os alunos são desafiados a
criar uma história em slides que possam reproduzir os acontecimentos, porém,
com desfechos diferentes, ou criar situações em uma história elaborada em
dupla.
Ao final do livro lido, a produção nos slides será
impressa como um livro e entregue uma cópia para cada um da dupla.
ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados de acordo com
o desenvolvimento a cada aula na leitura em voz alta, na colaboração e
cooperação da confecção do livro em slides e ao final de cada apresentação de
slides produzida pelas duplas.
BIBLIOGRAFIA:
DUPRÉ, Maria José. A
Ilha Perdida. 37ª ed. Série Vaga-Lume Júnior. São Paulo: Ática,
1998.