terça-feira, 13 de maio de 2014

POLÍGONOS/ TRIÂNGULOS: OS POLÍGONOS DE TRÊS LADOS/QUADRILÁTEROS: OS POLÍGONOS DE QUATRO LADOS/FIGURAS CIRCULARES/ ÂNGULO RETO/ PERÍMETRO - Matemática para 5º ano -

PARTE ÚNICA: POLÍGONOS/ TRIÂNGULOS: OS POLÍGONOS DE TRÊS LADOS/QUADRILÁTEROS: OS POLÍGONOS DE QUATRO LADOS/FIGURAS CIRCULARES/ ÂNGULO RETO/ PERÍMETRO

Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
Em maio de 2010, com o início da demolição do antigo Estádio Mané Garricha, teve início a história da construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. À medida que a antiga arena foi sendo demolida, as fundações do novo estádio foram sendo executadas e, assim, o novo e o antigo Mané Garrincha conviveram com as obras até meados de 2011, quando as estruturas das arquibancadas cobertas do primeiro estádio foram retiradas e, o antigo Mané Garrincha deixou de existir. Desde então, milhares de operários, técnicos, engenheiros e arquitetos se dedicaram ao projeto para que o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha pudesse ser concluído a tempo para a abertura da Copa das Confederações. Antes da reforma o estádio tinha capacidade para 41.200 pessoas. Hoje, o público total no estádio pode chegar a 71.400 torcedores.
 Mas não foi só a arquibancada que cresceu, a dimensão do gramado agora, é de 105 metros nas duas  laterais atrás das traves e 68 metros nas duas laterais em seu comprimento. Os jogadores tem que correr um perímetro muito grande para armar um contra ataque.
FONTE:http://www.copa2014.df.gov.br/o-estadio-em-numeros( Adaptado pela professora)
1.Após ler o texto, responda: (1,0)
a) Qual a diferença entre a quantidade de pessoas que podiam assistir a um jogo antes da reforma do Estádio Nacional Mané Garrincha e a quantidade de pessoas que podem assistir a um jogo hoje?

.........................................................................................................................................................................................................
b) Observe as medidas do campo do Estádio Mané Garrincha descritas no texto, construa o desenho com essas medidas e calcule o perímetro do gramado que os jogadores precisam correr para armar um contra ataque: (1,0)
2. Como vimos em sala, cada polígono abaixo é classificado de acordo com o número de lados que possui. Observe cada um deles e escreva seus nomes corretamente: (1,0)

3.Observe os triângulos abaixo e classifique-os como Triângulo Isósceles, Triângulo Equilátero e Triângulo Escaleno.   (os tracinhos representam os lados iguais): (1,0)

  .......................    ............................... ...............................
4. As imagens abaixo contêm alguns quadriláteros em sua composição. Escreva o nome de cada um deles: (1,0)









6. Observe e responda como se chama essa figura? (1,0)
  





..........................................................................................................

7. Usando uma régua descubra a medida dos lados de cada polígono e calcule os perímetros de cada um deles: 




“Acreditar que vai dar certo é a metade do sucesso!”