(PLANO DE AULA)
Ano/Série: 2º anoComponente(s) Curricular(es) envolvidos: Ciências
Duração 2 ou mais aulas
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Sala de mídia (DVD, Datashow e som)
- Pendrive com vídeos
- Folhas de A4, lápis de cor, lápis e borracha
- Atividades impressas
- Imagem da sequência da germinação
OBJETIVO GERAL:
- Compreender a natureza como um todo dinâmico sendo o ser humano parte integrante e agente do desenvolvimento do mundo em que vive.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Compreender como ocorre a germinação de sementes
- Identificar quais partes compõem uma planta.
PROCEDIMENTOS:
1ª AULA:
1.Problematizar:
- Como nasce uma planta?
- O que precisamos fazer para que isso aconteça?
2.Apresentar para as crianças as imagens da sequência da germinação e pedir que descrevam o que veem. (Explicar após cada uma expor o seu ponto de vista)
3. Apresentar o vídeo da música com as imagens de germinação (48 segs.)
4. Pedir que façam um desenho e pintem em uma folha A4 demonstrando o que entenderam sobre a
sequência da germinação.
5. Fazer um painel para expor os desenhos e pedir que colem
(Entregar atividade impressa para casa – sequência da germinação)
2ª AULA:
6. Apresentar o vídeo Charlie e Lola (10min.57 segs.)
7. Problematizar:
- O que o Charlie ensinou para a Lola que nós já sabíamos? O que vocês viram no desenho que ainda não sabiam?
- Podemos plantar qualquer coisa no solo para nascer?
- O que podemos plantar?
- O que é preciso para a planta crescer?
- Quais são as partes da planta?
8. Entregar a atividade que há as partes da planta para que pintem de acordo com as cores indicadas
ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO:
- Respostas verbalizadas
- Desenho no caderno
- Atividade impressa em sala
- Atividade impressa para casa
BIBLIOGRAFIA:
PCN Ciências Naturais Ensino Fundamental I
ATIVIDADES PARA IMPRESSÃO:
VÍDEO PARA APRESENTAÇÃO:
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO:
PCN de Ciências Ensino Fundamentl I