1. Resolva os problemas:
a) Joaquim tinha duas gatinhas, uma marrom e outra malhada e três gatinhos, um branco, um preto e o outro, cor de mel. Ele queria fotografá-los por casais. Quantos casais diferentes ele pode formar combinando cada gatinha com um dos gatinhos? Como chamamos essa propriedade da multiplicação? (1,0)
Resposta:.....................................................................................................................................................
b) Bruna convidou seu colegas
para um lanche na sua casa. Ao organizar a bandeja de sucos tentou
calcular para saber se teria arrumado os copos de todos corretamente organizando 4 fileiras de 5 copos. Calcule a
quantidade de copos na bandeja usando a multiplicação e depois responda: Como
se chama essa propriedade da multiplicação?(1,0)
Resposta:.....................................................................................................................................................
c)
Pedro tinha uma caixa com 12 cartinhas. Logo chegou o Lucas com mais uma dúzia
e juntou com as do Pedro. Eles convidaram o Jean e o Carlos que também tinham
12 cada um para acrescentar as que eles
tinham. Faça o cálculo e escreva como se chama essa propriedade da
multiplicação: (1,0)
Resposta:.....................................................................................................................................................
Resolva os problemas:
d) Para uma festa forma compradas 307 rosas, 9 dúzias margaridas, , 136 cravos. Mas 56 cravos murcharam e não puderam ser usados. Quantas flores foram usadas na decoração da festa?
Resposta:....................................................................................................................................................
e) O Colegio Anchieta fará uma olimpíada escolar de esportes com todas as turmas. Os professores de educação física precisam contar quantos alunos participarão no total. Eles foram registrando assim: 4 turmas de 14 alunos do 7º ano, 74 alunos do 6º ano, 3 turmas de 19 alunos do 5º ano, 68 alunos do 4º ano,porém, 11 alunos do 4º ano não participarão dos jogos.Quantos alunos ao todo estará na olimpíada de jogos escolares no Colegio Anchieta?
Resposta:....................................................................................................................................................
2. Resolva as expressões numéricas:
a) 123 + 856 – 256 = b) 986 – 568 + 123 – 32 =
c) 698 – 124 + (13 x 25) –
10 = d) (19 x 2) – 22 + (12 x 78) =
e) 398 + 102 + (8 x 170) –
654 = f)
14 + 231 – 122 + (8 x 16) =
3. Resolva as multiplicações:
(1,0)
a) 56856 b)1689 c) 652
x10
x100 x1000
4.Leia corretamente e responda:
O aniversário de Beto
Beto
convidou os seus amigos Luciana,Pedro,Jonas, Cíntia, Denis, Letícia, Cícero e
Priscila para ir a uma lanchonete comemorar seu aniversário. Na lanchonete, havia
um painel com as seguintes opções de lanches e bebidas:
TABELAS DE
PREÇOS
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Tipos de pães
|
Opções de recheio
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Tipos e Valores dos Lanches
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Pão francês
|
Hambúrguer
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Lanche simples (1 tipo de recheio)................5 reais
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Pão de Forma
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Calabresa
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Lanche duplo (2 tipos de recheio)................ 6 reais
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Pão de Leite
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Presunto
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Lanche triplo (3 tipos de recheio).................7 reais
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Pão Sírio
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Peito de peru
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Lanche especial (4 tipos de recheio).............8 reais
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Frango
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Lanche Mega (5 tipos de recheio).................9 reais
|
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Cenoura
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Sucos Naturais ..............................................4
reais
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Alface
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Refrigerantes ................................................3
reais
|
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Tomate
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Água ............................................................2
reais
|
Como
essa turma gosta muito de matemática, um amigo começou a fazer desafios para
outro usando dados do painel da
lanchonete. Todos se entusiasmaram com a idéia! Que tal você também responder a
essas perguntas?
a.Quantos
lanches simples diferentes podem ser montados nessa lanchonete? (0,5)
b.As
meninas pediram o lanche triplo, e os meninos pediram o lanche especial.Quanto
gastará Beto para pagar esses lanches? Monte esse cálculo em uma expressão
numérica: (1,0)
c.Para
beber, Jonas e Cíntia pediram água;Luciana, Letícia e Priscila pediram suco
natural, o restante da turma pediu refrigerante. Calcule, com uma expressão
numérica, o valor e ser gasto nas bebidas: (1,0)
d. Qual
será o valor total gasto na lanchonete? (1,0)
e.Beto
conseguirá pagar toda a conta com uma nota de cem reais? Vai sobrar ou vai
faltar dinheiro? Explique sua resposta. (0,5)
f. Se
você e mais dois amigos estivessem nessa lanchonete e cada um pedisse um lanche
triplo e um suco,quanto vocês gastariam ao todo?Monte os cálculos de duas formas envolvendo multiplicação:?