domingo, 21 de abril de 2013

EXPRESSÕES NUMÉRICAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO / RESOLVENDO PROBLEMAS / SITUAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO/PROPRIEDADES DA MULTIPLICAÇÃODISPOSIÇÃO RETANGULAR,ADIÇÃO DE PERCELAS IGUAIS, FAZENDO COMBINAÇÕES, MULTIPLICANDO UM POR 10,POR 100 E POR 1000 / EXPRESSÕES NUMÉRICAS ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÕES - EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA PARA 5º ANO



1.  Resolva os problemas:
a) Joaquim tinha duas gatinhas, uma marrom e outra malhada e três gatinhos, um branco, um preto e o outro, cor de mel. Ele queria fotografá-los por casais. Quantos casais diferentes ele pode formar combinando cada gatinha com um dos gatinhos? Como chamamos essa propriedade da multiplicação? (1,0)







Resposta:.....................................................................................................................................................
b) Bruna convidou seu colegas para um lanche na sua casa. Ao organizar a bandeja de sucos tentou calcular  para saber se teria arrumado  os copos de todos corretamente organizando 4 fileiras de 5 copos. Calcule a quantidade de copos na bandeja usando a multiplicação e depois responda: Como se chama essa propriedade da multiplicação?(1,0)
                                  




Resposta:.....................................................................................................................................................
c) Pedro tinha uma caixa com 12 cartinhas. Logo chegou o Lucas com mais uma dúzia e juntou com as do Pedro. Eles convidaram o Jean e o Carlos que também tinham 12 cada um  para acrescentar as que eles tinham. Faça o cálculo e escreva como se chama essa propriedade da multiplicação: (1,0)





Resposta:.....................................................................................................................................................

 Resolva os problemas:
d) Para uma festa forma compradas 307 rosas, 9  dúzias margaridas, , 136 cravos. Mas 56 cravos murcharam e não puderam ser usados. Quantas flores foram usadas na decoração da festa? 







Resposta:....................................................................................................................................................
e) O Colegio  Anchieta fará uma olimpíada escolar de esportes com todas as turmas. Os professores de educação física precisam contar quantos alunos  participarão no total. Eles foram  registrando assim: 4 turmas de 14 alunos do 7º ano, 74 alunos do 6º ano, 3 turmas de 19 alunos do 5º ano, 68 alunos do  4º ano,porém, 11 alunos do 4º ano  não participarão dos jogos.Quantos alunos ao todo estará na olimpíada de jogos escolares no Colegio Anchieta? 






Resposta:....................................................................................................................................................
2. Resolva as expressões numéricas: 

a)  123 + 856 – 256  =                                                                                  b)  986 – 568 + 123 – 32 =                            








c) 698 – 124 + (13 x 25) – 10  =                                                                   d)  (19 x 2) – 22 + (12 x 78) =










e) 398 + 102 + (8 x 170) – 654 =                                                      f) 14 + 231 – 122 + (8 x 16) =









3. Resolva as multiplicações: (1,0)
a) 56856                                             b)1689                                                c)   652
        x10                                               x100                                                   x1000           






4.Leia corretamente e responda:


O aniversário de Beto
Beto convidou os seus amigos Luciana,Pedro,Jonas, Cíntia, Denis, Letícia, Cícero e Priscila para ir a uma lanchonete comemorar seu aniversário. Na lanchonete, havia um painel com as seguintes opções de lanches e bebidas:
TABELAS DE PREÇOS
Tipos de pães
Opções de recheio
Tipos e Valores dos Lanches
Pão francês
Hambúrguer
Lanche simples (1 tipo de recheio)................5 reais
Pão de Forma
Calabresa
Lanche duplo (2 tipos de recheio)................ 6 reais
Pão de Leite
Presunto
Lanche triplo (3 tipos de recheio).................7 reais
Pão Sírio
Peito de peru
Lanche especial (4 tipos de recheio).............8 reais

Frango
Lanche Mega (5 tipos de recheio).................9 reais

Cenoura
Sucos Naturais ..............................................4 reais

Alface
Refrigerantes ................................................3 reais

Tomate
Água ............................................................2 reais

Como essa turma gosta muito de matemática, um amigo começou a fazer desafios para outro usando dados  do painel da lanchonete. Todos se entusiasmaram com a idéia! Que tal você também responder a essas perguntas?
a.Quantos lanches simples diferentes podem ser montados nessa lanchonete? (0,5)





b.As meninas pediram o lanche triplo, e os meninos pediram o lanche especial.Quanto gastará Beto para pagar esses lanches? Monte esse cálculo em uma expressão numérica: (1,0)






c.Para beber, Jonas e Cíntia pediram água;Luciana, Letícia e Priscila pediram suco natural, o restante da turma pediu refrigerante. Calcule, com uma expressão numérica, o valor e ser gasto nas bebidas: (1,0)






d. Qual será o valor total gasto na lanchonete? (1,0)





e.Beto conseguirá pagar toda a conta com uma nota de cem reais? Vai sobrar ou vai faltar dinheiro? Explique sua resposta. (0,5)





f. Se você e mais dois amigos estivessem nessa lanchonete e cada um pedisse um lanche triplo e um suco,quanto vocês gastariam ao todo?Monte os cálculos  de duas formas envolvendo multiplicação:?